quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cameron Crowe


Cameron Crowe é um verdadeiro nativo californiano. Nasceu em Palm Springs em 1957 e cresceu em San Diego. Aos 15 anos começou sua carreira no jornalismo, escrevendo artigos para publicações como Creem, Rolling Stone, Playboy e The Los Angeles Times.

Com apenas 16 anos, passou a formar parte da equipe da revista Rolling Stone, onde esteve encarregado de escrever as biografias de artistas influentes como Bob Dylan, Eric Clapton, David Bowie e Neil Young.

Em 1979 Crowe escreveu uma novela, Fast Times at Ridgemont High, que se converteu em um sucesso de vendas, em 1981. Antes que o livro foi vendido, Crowe teve que escrever a adaptação do livro para levá-lo ao cinema, realizando assim sua estréia como roteirista. O filme de mesmo título foi dirigido por Amy Heckerling, e interpretado por Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Forrest Whitaker, Nicolas Cage e Eric Stoltz.

Quase Famosos


Pra quem gosta de Rock`n`roll dos bons, os anos 70 e toda sua cultura, "Quase Famosos" é um prato cheio. Trilha sonora IMPECÁVEL, sem contar os atores que estão ótimos: Kate Hudson linda como sempre, McDormand está fabuloso e o jovem Patrick Fugit surpreende no filme. O filme, como o próprio Crowe disse ao receber seu Oscar, é uma declaração de amor à música e a família, e é realmente isso. Tratando-se da sua auto-biografia, "Quase Famosos", consegue retratar a história de Crowe no início de sua carreira na revista "Rolling Stone. Pra mim, o filme foi injustiçado pois merecia uma indicação ao Oscar de melhor filme. Ganhou por melhor roteiro original.

Trailer:


Sinopse:
Um fã ávido por rock`n`roll, de apenas 15 anos, consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

Elenco:
Billy Crudup (Russell Hammond)
Frances McDormand (Elaine Miller)
Kate Hudson (Penny Lane)
Jason Lee (Jeff Bebe)
Patrick Fugit (William Miller)
Anna Paquin (Polexia)
Fairuza Balk (Sapphire)
Noah Taylor (Dick Roswell)
Philip Seymour Hoffman (Lester Bangs)
Eion Bailey (Jann Wenner)
Jay Baruchel (Vic Nunez)

Premiações:
- Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter recebido outras 3 indicações: Melhor Atriz Coadjuvante (Frances McDormand e Kate Hudson) e Melhor Edição.
- Ganhou 2 Globos de Ouro: Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Hudson), além de ter recebido outras 2 indicações: Melhor Atriz Coadjuvante (Frances McDormand) e Melhor Roteiro.

Curiosidades:
- O roteiro de Quase Famosos, escrito por Cameron Crowe, foi elaborado usando memórias do próprio Crowe quando escrevia para a Rolling Stone, aos 15 anos de idade, e acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin.
- A banda fictícia Stillwater, que aparece em Quase Famosos, é na verdade uma mistura de três grupos que o diretor Cameron Crowe adorava: Led Zeppelin, Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd.
- Penny Lane, que no filme é interpretada por Kate Hudson, realmente existiu e foi uma das primeiras paixões de Cameron Crowe em sua juventude.
- A cena em que o guitarrista Russell Hammond, interpretado por Billy Crudup, após tomar LSD grita em cima de um telhado "Eu sou um deus dourado" foi protagonizada na verdade por Robert Plant, cantor do Led Zeppelin, no topo de um hotel de Los Angeles
-Nancy Wilson, música e mulher de Crowe, realiza as trilhas sonoras de todos seus filmes.

Uma das melhores cenas do filme:

3 comentários:

  1. Olhe, Alex: sinceramente, esse filme deveria ter tido mais atenção no Oscar!

    Melhor filme, direção e montagem - deveria ter sido as indicações, inclusas.

    Kate Hudson merecia o Oscar de coadjuvante, sua Penny Lanne é cicatrizante!

    eu adoro esse filme, tenho o dvd dele importado e a versão dupla brazuca!

    ei, adoro seu blog! já ta linkado e te sigo ha dias, pena que não gostou do meu universo, abraço

    ResponderExcluir
  2. Éeeeeee, sou de Recife mesmo!!! kkkkkkkkkkk...
    O "eita danosse" foi identificador né !!!
    Até mais, bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei o DVD desse filme e já perdi a conta de quantas vezes assisti, adoro! Nada mais mágico que uma história bem contada com um trilha sonora perfeita.

    Gostei do seu blog. ;)

    ResponderExcluir