sábado, 9 de maio de 2009

Noivo neurótico, noiva nervosa: Final

Precisamos dos ovos...



Não é engraçado como muitos relacionamentos duram anos e de repente acabam? E as duas pessoas nunca mais se falam, seguem suas vidas, encontram outros amores e são muito felizes. Sei que é triste, mas na maioria dos casos é assim. Acho que queremos nos proteger do passado, ou levamos a sério demais aquela frase "de agora em diante é só olhar pra frente", como se o passado não tivesse valido nada e precisasse ser esquecido imediatamente. Bem, em Annie Hall(1977), ao contrario da maioria dos filmes do gênero, o casal não acaba junto. É interessante que mesmo assim o filme tem uma mensagem otimista, apesar do que muitos falam, que Allen é um pessimista, depressivo. E é mesmo. Mas o filme nos mostra um final atípico, que consegue ser realista e ao mesmo tempo bonito. Para mim um dos melhores finais do cinema. Afinal de contas, relacionamentos acabam, o que devemos pensar é: porque insistimos neles?

Alvy e Annie se separam definitivamente. Alvy ainda apaixonado monta sua primeira peça baseado na sua história de amor. Claro, que na peça o final é feliz, e ele tenta explicar falando conosco(para a câmera):


-O que vc quer? É minha primeira peça. Sabe quando você sempre tenta fazer tudo sair perfeito em arte, porque na vida real é difícil.

-O interessante é que eu encontrei com a Annie de novo.
Na parte alta de Manhattan. Ela voltou para Nova York. Morava em Soho com um cara.
Eu a vi quando estava arrastando esse cara para ver The sorrow and the pity. Algo que pra mim é um triunfo pessoal(pois era o filme favorito de Alvy, e que ele vivia levando Annie para ver)
-Annie e eu almoçamos logo depois disso, e relembramos dos velhos tempos...

Nesse momento toca Seems like old times na voz de Diane Keaton, e passa um flashback de todos os momentos bons deles.
Aí a cena volta para os dois se despedindo na rua.


-Depois disso ficou muito tarde e nós dois tivemos de ir.Mas foi ótimo ver Annie outra vez. Percebi a pessoa incrível que ela é, e como era bom poder conhece-la. E lembrei daquela velha piada, sabe? O cara vai ao psiquiatra e diz: "Doutor, acho que o meu irmão enlouqueceu, ele pensa que é uma galinha."
"Por que você não o interna?" perguntou o médico. E o cara responde "Eu internaria, mas acontece que eu preciso dos ovos."

-Então eu acho que é mais ou menos assim que vejo os relacionamentos amorosos hoje: eles são totalmente irracionais, loucos, absurdos, mas a gente continua tentando porque...a maioria de nós precisa dos ovos.

The End

Woody Allen, em Annie Hall (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa - 1977)

Parte Final completa pra quem quiser ver:

4 comentários:

  1. É verdade, as pessoas acabam esquecendo tudo de bom que passaram juntos, como se lembrar das coisas ruins ajudasse a arrancar as dores do peito...

    ResponderExcluir
  2. "Afinal de contas, relacionamentos acabam, o que devemos pensar é: porque insistimos neles?"

    Aaaaaaa... Adorei essa parte do seu texto! Preciso rever este filme! =)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto! Eu já assisti esse filme, a vida real é bem assim mesmo... Complicada!

    ResponderExcluir