quinta-feira, 14 de maio de 2009

Um Misterioso Assassinato em Manhattan

( Manhattan Murder Mystery, EUA, 1993)







Sinopse:

Entediada, a dona de casa Carol Lipton(Diane Keaton) passa a suspeitar que seu vizinho, um velhinho aparentemente pacato, matou a esposa. Obcecada pelo possível homicídio, Carol tenta a todo custo convencer seu marido (Woody Allen) a ajudá-la a resolver o caso. Em suas investigações, ela acaba conseguindo o apoio do apaixonado Ted (Alan Alda) e consequências hilárias para seus atos.

Crítica

Pra mim um dos melhores filmes de Allen, e sem dúvida o melhor do gênero Comédia/Suspense. Com ele, Woody allen praticamente dá o pontapé inicial a um novo seguimento da sua carreira. Um misterioso assassinato em manhattan é um suspense com muita comédia e investigações. Daí vieram os também famosos, O Escorpião de Jade, Trapaceiros, Poderosa Afrodite e o mais recente Scoop, entre outros.


Como sempre Woody é um nova yorkino judeu, intelectual, neurótico, irônico e bastante medroso. Sua mulher Carol (Diane Keaton), uma dona de casa entediada com o casamento, que suspeita que seu vizinho matou a esposa. Ela vê nesse suposto assassinato uma chance de escapar da monotonia e fazer algo novo e excitante. Começa a investigar o mistério, tentando ao mesmo tempo convencer o marido de que o crime realmente aconteceu. O que acaba virando uma verdadeira obsessão, sugerindo assim, um contraponto com a vontade de Larry (Woody). Essa relação marido-mulher é muito bem aproveitada por Allen, rendendo cenas engraçadíssimas, como a do elevador, quando estão fugindo de um serial killer e entram num elevador que enguiça, deixando-os presos. A Diane Keaton está calma mas o Woody Allen, com aquele jeito Woody Allen, começa a ter um ataque de pânico porque é claustrofóbico. Pra piorar, do teto do elevador despenca o cadáver de uma mulher. E ele solta:

-Ai meu deus, ai meu deus. Claustrofobia e um cadáver: é o cúmulo de um neurótico.

Larry aos poucos vai se envolvendo, (ou sendo envolvido) em toda loucura e acaba saindo-se um verdadeiro investigador, dando um novo ânimo para sua relação e mostrando uma coragem até então desconhecida. Com frases curtas, piadas extremamente sutis e sarcásticas, reviravoltas surpreendentes e muita confusão, Allen consegue fazer uma obra completa. Um dos meus filmes favoritos, que todos devem assistir.

Abaixo, a cena final do filme com seu respectivo diálogo:




CAROL: You know, Larry, I love you. I love you !
LARRY: How could you have ever been jealous of Marcia? Isn't that ridiculous? Don't you know that I could only love you?
CAROL: You were jealous of Ted.
LARRY: Ted?
CAROL: Yeah.
LARRY: You've got to be kidding. Take away his elevator shoes and his fake suntan and his capped teeth... and what do you have?
CAROL: You!

=D

5 comentários:

  1. Já que está dizendo que para você é um dos melhores filmes do Allen, vou assistir. Fiquei curiosa, mas não li a parte final... hehehe

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é ótimooooo!!!
    Adorei! A gente dá boas risadas, hein?!

    Xêro! =*

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica! Também vou assistir!
    Deve ser muito engraçado, pois é muito bom ver até onde vai a mente das pessoas quando acreditam em algo(que algumas vezes, nem é real)
    To curiosa pra saber se o vizinho realmente matou kkkk

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog!
    Está linkado lá no Válvula.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse filme!
    Um dos meus favoritos do Woody!

    ResponderExcluir